28 de dezembro de 2018

Organização, desenvolvimento e implantação de uma tabela de medicamentos injetáveis com concentração fixa para diluição e infusão EV intermitente em um hospital de ensino

Gilberto Barcelos Souza1, Bruna Figueiredo Martins1, Marcela Miranda Salles1, Rute Barbosa Santos1, Pedro Henrique Rodrigues de Alencar Azevedo1, Maihara da Silva Borges1, Luiz Filgueira de Melo Neto1, Nayara Fernandes Paes1

1Hospital Universitário Antonio Pedro - Niterói (RJ), Brasil

Objetivo: Desenvolvimento e implantação de uma tabela de medicamentos com concentração fixa para diluição e infusão EV intermitente para uso em um hospital de ensino, com o objetivo de reduzir erros de preparo, reconstituição, diluição, administração de medicamentos injetáveis e colaborar com a promoção da segurança do paciente em hospital de ensino, tendo em vista que medicamentos potencialmente perigosos são muito utilizados neste setor.

Métodos: Realizado em abril de 2018 em um hospital de ensino, localizado em Niterói (RJ), de grande porte, com capacidade para atender até 250 leitos. O material de consulta foi desenvolvido a partir de uma demanda ativa da equipe de enfermagem da Unidade Hospitalar. A seleção dos medicamentos baseou-se na padronização do hospital. Para fornecer e confrontar as informações da tabela utilizamos o Manual Farmacêutico-Albert Einstein; Guia Farmacêutico Hospital Sírio-Libanês; Micromedex, PDR.net.

Resultados: Na tabela com 54 medicamentos para uso em infusão EV intermitente foram disponibilizadas as seguintes informações: nome genérico do medicamento, apresentação, volume para reconstituição, estabilidade da solução reconstituída, diluente para infusão, concentração e volume para infusão, estabilidade da solução diluída, tempo de infusão e observações.

Conclusão: A tabela está disponível na Intranet do hospital, contribuindo para a prevenção de erros de preparo, dosagem, reconstituição, diluição e infusão de medicamentos.

Referência: Anais. E-poster in: XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. São Paulo. SP. 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário