31 de julho de 2018

Aspectos Clínicos e Qualidade de Vida de Pacientes com Câncer Colorretal após Suplementação Oral com Fungo Agaricus sylvaticus: Ensaio clínico Randomizado e Controlado

Maria Rita Carvalho Garbi Novaes1; Renata Costa Fortes1; Alice Garbi Novaes2; Ricardo Eccard da Silva3

1 Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs). Brasília (DF), Brasil. 2 Universidade Católica de Brasilia (UCB). Brasilia (DF), Brasil. 3 Agência Nacional de Vigilancia Sanitária (Anvisa). Brasília (DF), Brasil. Endereço de correspondência: Maria Rita Carvalho Garbi Novaes. SMHN Quadra 03, conjunto A, Bloco 1, Edifício Fepecs. Brasília (DF), Brasil. CEP 70.710-907. E-mail: ritanovaes2@gmail.com.

Introdução: No Brasil o câncer colorretal é a quarta causa de morte por câncer. Os tratamentos convencionais do  câncer interferem com o estado nutricional e parâmetros relacionados com a qualidade de vida. Estudos tem sugerido que o fungo Agaricus sylvaticus tem efeitos que podem melhorar aspectos funcionais, clínicos e relacionados a qualidade de vida.

Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de pacientes com câncer colorretal após suplementação oral com fungo Agaricus sylvaticus. Método: Ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado. A pesquisa foi desenvolvida no Ambulatório de proctologia do Hospital de Base do Distrito Federal (DF) e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Saúde do DF. A amostra foi de 56 pacientes, com vinte anos ou mais, com câncer colorretal em estadio pós-cirúrgico. Critérios de exclusão: mulheres grávidas ou que amamentavam, deficiência física, pacientes com quaisquer outras doenças crônicas não transmissíveis ou câncer metastático. A dose utilizada (grupo experimental) como suplemento nutricional adjuvante foi equivalente a 30 mg/kg/dia, dividido em duas doses diárias, durante um período de seis meses. No controle do suplemento nutricional foi usado placebo (grupo controle).

Resultados: Apenas 7% dos pacientes no grupo controle relatou uma melhora no apetite, enquanto tal evento foi relatado por um número maior (32%) de pacientes do grupo experimental. No grupo experimental houve um aumento do número de pacientes com disposição, de 68 para 86%, redução da fadiga de 32 para 14% e insônia de 11 para 7% dos pacientes. Já no grupo controle, não houve melhora. Houve um aumento de pacientes com melhora do humor (estado feliz/satisfeito), de 61 para 86%. No grupo controle, houve uma diminuição do número de pacientes felizes/satisfeitos, de 64 para 43%. Em relação a queixas de dor, no grupo controle houve um aumento de 64 para 71%. No grupo de tratamento experimental, 43% de todos os pacientes reclamaram de algum tipo de dor, mas apenas 32% permaneceram com essas queixas até o final do tratamento. Em relação a diarreia e constipação alternadas, houve piora no grupo controle, de 7 para 11% dos pacientes. Já no grupo experimental, houve uma diminuição de 4% para 0.

Conclusão: A suplementação dietética com Agaricus sylvaticus, como adjuvante ao tratamento convencional, apresentou efeitos benéficos em aspectos clínicos e na qualidade de vida de pacientes com câncer colorretal em estadio pós-cirúrgico.

Poster in: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE FARMACÊUTICOS EM ONCOLOGIA. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário