15 de fevereiro de 2010

Pomadas

As pomadas que contêm uma quantidade excessiva de óleo e pouquíssima água apresentam um aspecto gorduroso e são difíceis de ser eliminadas através da lavagem. As pomadas são mais adequadas quando a pele necessita de lubrificação ou umidade. Embora sejam produtos que "sujam" mais que os cremes à base de água, as pomadas comumente são mais eficazes para liberar os princípios ativos na pele.

As pomadas com substâncias gordurosas hidrófobas tem ação terapêutica em consequência do estado congestivo que provocam. A gordura ou produtos gordurosos das pomadas, sendo matéria homogênea, colocada na pele, impede a perspiração, disso resultando embebição da camada córnea e também da área espinhosa e da derme pela água que o organismo devia eliminar por essa área cutânea; conseqüentemente, há retenção de anidrido carbônico e diversos produtos catabólicos. Seguir-se-á vasodilatação, que terá por finalidade, por um lado, fornecer à pele meios para diluir as substâncias tóxicas retidas e garantir o metabolismo celular por ventura perturbado, por outro lado, possibilitar a reabsorção dos referidos produtos para serem eliminados pelos outros emunctórios.

O estado congestivo das pomadas pode ser aumentado se nelas incorporamos produtos umectantes na concentração de 5 a 10% e qualquer pomada tornar-se-á mais congestiva se a cobrirmos com material impermeável como é, por exemplo, o plástico (penso oclusivo). Dessa forma, deduz-se que, as pomadas, sendo congestivas, sobretudo as que têm componentes gordurosos hidrófobos, só devem ser usadas em dermatoses com caráter crônico e quando se deseja introduzir na pele produtos medicamentosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário