4 de abril de 2009

Goma arábica, xarope de goma arábica e xarope de acácia

***

A goma arábica tem um efeito demulcente execelente e, além disso, reduz o gosto amargo das drogas. O xarope de acácia é um ótimo agente suspensor para substâncias insolúveis em água. Desde o século 18, a goma arábica era usada na cavidade bucal para reduzir irritações.

O xarope de goma arábica descrito não contém sacarose e por isso é um veiculo demulcente doce. Muitas farmácias usam o xarope de acácia para suspensder preparações extemporâneas de antibióticos. Quando reconstituimos essas preparações com água, os grânulos não se dissolvem e consequentemente causam o gosto amargo que muitas crianças reclamam ao ingerir essas preparações. O xarope de goma arábica, em contra-partida, protege as papilas gustativas desses pacientes quando usado como veiculo de reconstituição.

O xarope de acácia é então um ótimo veículo para se ter na farmácia já preparado. Quando a prescrição chega a farmácia, o tempo de manipulação se torna reduzido. Pode-se usá-lo como veículo de suspensões de substâncias insolúveis em água, como veículo suspensor de preparações dispensadas na forma de mistura de pós para reconstituição (no caso de antibióticos, por exemplo), ou até mesmo em soluções de substâncias solúveis, mas extremamente amargas.

Referência: Dicas de farmacotécnica. Disponível em: www.acessomagistral.com.br. Acesso em 04 de abril de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário