25 de setembro de 2018

Detecção de Problemas Relacionados a Medicamentos em Pacientes em Cuidados Paliativos em um Hospital do Sul do Brasil

Sílvia Angélica Marques1; Luciane Pereira Lindenmeyer1

1 Hospital Nossa Senhora da Conceição. Porto Alegre (RS), Brasil.
Endereço de correspondência: Sílvia Angélica Marques. Rua Theonila Carvalho da Motta, 100, Rubem Berta. Porto Alegre (RS), Brasil. CEP 91180-820. E-mail: sil_angelicamarques@hotmail.com.

Introdução: De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Cuidado Paliativo é um processo de atenção que melhora a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, enfocando o paciente de uma forma integral num momento de enfrentamento da finitude pela impossibilidade de cura. A American Society of Health-Systems Pharmacists (ASHP) aponta que os farmacêuticos têm um papel chave na provisão de Cuidados Paliativos e dentre as atividades desempenhadas encontram-se a otimização de regimes de medicação e segurança do paciente.

Objetivo: Identificar e caracterizar os principais Problemas relacionados a medicamentos (PRMs) que ocorrem na assistência aos pacientes em cuidados paliativos e quantificar a aceitabilidade das intervenções farmacêuticas realizadas a partir da detecção destes.

Método: Estudo transversal descritivo em que a detecção de PRMs foi realizada pela avaliação diária das prescrições dos pacientes internados em uma unidade de Cuidados Paliativos de um hospital do Sul do Brasil. O estudo foi realizado durante o período de um mês de 2018 e os dados coletados pela farmacêutica residente da equipe. Os PRMs foram classificados conforme a tabela disponível na Capacitação para Implantação dos Serviços de Clínica Farmacêutica e adaptados a realidade do serviço. As intervenções farmacêuticas realizadas foram classificadas de acordo com a aceitação. Foi submetido ao comitê de ética com número de aprovação: Nº 18-061.

Resultados: Foram analisadas e acompanhadas as prescrições de 33 pacientes internados no período. A média de idade foi de 63 anos (DP=13,63), sendo que 57,6% eram do gênero feminino. Identificou-se um total de 19 PRMs, correspondendo a média de 0,57 PRMs/paciente. O PRM mais freqüente foi a forma farmacêutica ou via de administração prescrita inadequada (31,5%), seguido de necessidade de medicamento adicional à prescrição (15,8%). As classes terapêuticas mais comumente relacionadas a ocorrência de PRM foi a de antimicrobianos (21% dos casos) e inibidores da bomba de prótons (15,8%). A detecção destes problemas gerou 18 intervenções farmacêuticas, com resolução em 77,8% dos casos.

Conclusão: Os dados identificados reforçam o benefício da atuação farmacêutica no processo de avaliação, detecção e resolução de PRMs, sendo que as atividades da farmácia clínica contribuíram para a segurança na utilização de medicamentos e otimização da farmacoterapia dos pacientes em cuidados paliativos.

Palavras-chave: Assistência Farmacêutica; Cuidados Paliativos; Problemas Relacionados a Medicamentos

Poster in: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE FARMACÊUTICOS EM ONCOLOGIA. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário