GLÁUCIA FERNANDES DE SOUZA; MARIA BETÂNIA DE FREITAS MARQUES
Faculdade de Minas (Faminas) - BH
Introdução: Embalagem é o recipiente que armazena temporariamente um produto, tendo como objetivo principal sua preservação. No entanto no cenário atual à embalagem vincula-se a marca do produto, aceitação por parte dos clientes e por conseguinte a possível permanência desse no mercado. De forma que a escolha da embalagem que se faça mais adequada a um determinado produto, tida por otimização, é fase de incontestável relevância dentro das mais diversas áreas, seja de produção em grande ou pequena escala.
Objetivos: Diante disso, os autores desse trabalho propuseram um estudo sobre a otimização da embalagem primária de um produto magistral, um creme hidratante para mãos.
Metodologia: Levantamentos teóricos nortearam a pesquisa que apontou as embalagens tradicionalmenteutilizadas: A-bisnaga metálica com tampa rosqueável; B- bisnaga plástica invertida com tampa reta flip-top; C- pote modelo fundo falso com tampa rosqueável. Propôs-se então seis quesitos a serem avaliados na escolha da embalagem: 1- adequada preservação do produto; 2- maior aproveitamento do conteúdo; 3-funcionalidade; 4- estética; 5- facilidade de exposição da embalagem; 6-custo, visto que esse será incluído no valor final ao consumidor.
Resultados: As constatações obtidas na avaliação das embalagens A, B e C seguem relacionadas: 1- as embalagens A e B adequadas, C, deixa a desejar, visto que o produto sofre grande exposição a cada aplicação; A, B e C atendem ao quesito 2; item 3- A e B satisfatórias; item 4 está vinculado às marcas conceituadas no mercado cosmético, dessa forma, A e B se adequam e C se mostra em relativo desuso; 5- B e C mais adequadas devido ao formato; item 6- C tem o custo muito acima do valor de A e B, sendo a B a que oferece mais vantagem também em preço.
Conclusão: Os resultados obtidos apontam a embalagem bisnaga plástica invertida com tampa reta flip-top como a mais adequada para a formulação desenvolvida e, pode-se concluir a importância da etapa de otimização de embalagens frente à dimensão que esse item representa no produto final.
Palavras-Chave: Otimizaçao | Embalagem
Anais do 13º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais - Os novos caminhos para o farmacêutico - ano 2015 / Conselho Regional de Farmácia do
Estado de Minas Gerais
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