19 de dezembro de 2009

Conservantes em oftalmologia

***

Diversas formulações exigem conservação em baixas temperaturas ou, eventualmente, na ausência de luz. Outras formulações exigem que o produto seja agitado antes de usar. Todas essas informações, acrescidas do prazo de validade, devem fazer parte do rótulo do produto.

Algumas formulações, mesmo para uso extemporâneo, exigem a presença de antioxidantes. Muitas drogas usadas em Oftalmologia são instáveis, pois apresentam degradação química com o passar do tempo. Alguns fatores como a conservação em geladeira e a ausência de luz aumentam o prazo de estabilidade.

Quanto aos preservativos, sua penetração é muito aumentada quando existem lesões, ulcerações, traumatismos e irregularidades no epitélio da córnea. A penetração excessiva pode produzir efeitos tóxicos e adversos, que são muitas vezes creditados erroneamente aos princípios ativos.

Muitos outros fatores, como pH, tonicidade, composição de eletrólitos e estabilidade, devem ser considerados para a escolha do veículo. Preservativos, tampões e antioxidantes também podem ser adicionados. As incompatibilidades entre as drogas devem ser pesquisadas principalmente quando sua combinação estiver envolvida.

Os microrganismos a seguir devem fazer parte de um painel para teste dos preservativos: Candida albicans, Aspergillus niger, Pseudomonas aeruginosa, E. coli, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis. Adicionalmente outros microrganismos podem ser incluídos, se houver probabilidade de representarem uma possível contaminação, introduzida por exemplo no decorrer do uso dos produtos, ou que sejam potencialmente "devastadores" para os tecidos oculares.

Na prática, não se conseguiu ainda encontrar um preservativo que obedeça a todos estes requisitos. Os mais utilizados são`o clorobutanol, os compostos de amônio quaternário (cloretos de benzalcônio, benzetônio e cetilpiridínio), mercuriais (nitrato, e acetato de fenilmercúrio, timerosal), antibióticos (polimixina B) e parabenos (nipagen, nipasol).

Clorobutanol 0,5 %: é considerado um dos preservativos mais satisfatórios para uso oftálmico. Possui amplo espectro de ação, ativo tanto contra gram-positivos como gram-negativos, inclusive Pseudomonas aeruginosa. Também é ativo contra alguns fungos. É compatível quimicamente com a maioria dos princípios ativos utilizados em oftalmologia, e é praticamente desprovido de ação sensibilizante. Não é irritante para a câmara anterior do olho, e exerce um ligeiro efeito anestésico sobre a mucosa conjuntival, o que é favorável para a administração de certas drogas. É usado na concentração de 0,5 %. Tem no entanto algumas desvantagens como inativação em meio alcalino, decomposição pela ação do calor, principalmente em pH acima de 6, e incompatibilidade com sais de prata e sulfas.

Cloreto de Benzalcônio 1:10.000: é um composto de amônio quatenário com amplo espectro de ação, ativo contra gram-positivos e gram-negativos, modificando a permeabilidade da membrana celular. É usado na concentração de 1:10.000 (0,01%) e é eficaz contra Pseudomonas aeruginosa, principalmente quando associado ao EDTA a 0,01%. Em concentrações maiores que 1:10.000 pode ser irritante para a conjuntiva, causando edema e descamação. Por sua ação tensoativa, aumenta a permeabilidade da córnea, e pode ser utilizado para esta finalidade. També é usado para esterilização de instrumentos e limpeza da pele e membranas mucosas. É incompatível com compostos aniônicos, nitratos e salicilatos, entre outros. Fazem parte o mesmo grupo os cloretos de benzalcônio e de cetilpiridínio.

Timerosal 1:10.000: é um preservativo mercurial, com ação inibitória sobre o crescimento de bactérias e fungos. Tem amplo espectro de ação, tanto contra gram-positivos como gram-negativos. É usado na concentração 1:10.000. Como os outros mercuriais, o timerosal é um agente alergizante por excelência. Tende a causar hipersensibilidade em pacientes usuários de lentes de contato. Fazem parte também do grupo dos mercuriais, com as mesmas características básicas, o nitrato, acetato e borato de fenilmercúrio. Atualmente, é considerado um preservativo ultrapassado.

Polimixina B 1.000 UI/ml: é um antibiótico, eficaz principalmente contra bactérias gram-negativas, especialmente Pseudomonas aeruginosa. A concentração usual como preservativo é de 1.000 UI/ml. É pouco utilizado para esta finalidade devido ao seu alto custo. Também há restrições ao seu uso pelo fato de ser um antibiótico, potencialmente tóxico e alergênico.

Clorexidina 0,02 % - 0,05 %: é um derivado da guanidina, mais utilizado em nosso meio nas soluções para lentes de contato. Tem amplo espectro de ação e é eficiente contra Pseudomonas aeruginosa. É usada em concentrações de 0,02% a 0,05%. É incompatível com penicilinas, sulfas, cloranfenicol, nitrato de prata e em concentrações maiores que 0,01%, com cloretos, fosfatos e sulfatos. É muito similar ao clorobutanol e ao cloreto de benzalcônio, quanto a eficácia e toxicidade, quando usado como preservativo.

Ésteres do Ácido p-Hidroxibenzóico (Nipagin e Nipasol): geralmente utiliza-se uma mistura de metilparabeno (nipagin) e propilparabeno (nipasol), para se obter um efeito antimicrobiano mais acentuado. São bem tolerados pela mucosa ocular, em concentrações de até 0,5%. Tem mais ação antifúngica que antibacteriana, e são mais ativos em pH menor que 8.

Os preservativos ou conservantes são substâncias químicas empregadas nas formulações de uso tópico para evitar a contaminação dos produtos durante o uso, ou durante o período de armanezamento. O preservativo ideal deve apresentar as seguintes características: deve ser o mais amplo possível, contra bactérias e fungos capazes de provocar infecções, e especialmente ativo contra Pseudomonas aeruginosa, deve manter sua atividade por um longo período, mesmo em condições desfavoráveis do ambiente, como por exemplo em temperaturas mais elevadas, se uma solução estéril for contaminada durante o uso, o preservativo deve reesterizá-la no prazo de uma hora, os preservativos não devem ser alergênicos e nem sensibilizantes. Isto é particularmente importante no caso de uso prolongado do medicamento, como ocorre no glaucoma e na síndrome do olho seco, os preservativos não devem ser tóxicos ou irritantes para os tecidos oculares, e também não devem provocar alterações epiteliais, os preservativos devem ser compatíveis, do ponto de vista químico e farmacológico, com os outros componentes da fórmula, e não devem alterar significativamente o pH e a osmolaridade da solução.

Referência: Souza G.B. Manipulação Magistral para Oftalmologia. Pharmabooks: SP. 2008