26 de setembro de 2009

Otológicos: manipulação magistral

***

As preparações otológicas podem ser líquidas, pastosas (pomadas) e pós:‎ soluções e suspensões óticas: são formas líquidas destinadas à instilação no conduto ‎auditivo.‎ Pomadas óticas: são preparações semi-sólidas aplicadas no exterior do ouvido.‎ Pós de uso ótico ou insuflações: são preparações preparadas com pó ou mistura de ‎pós divididos que são administrados no conduto auditivo.‎

Características de preparações otológicas:‎ produtos semi-estéreis: veículo viscoso, para aderir às paredes do conduto auditivo, como a glicerina, ‎propilenoglicol, polietilenoglicol de baixo peso molecular (ex. PEG 300, PEG 400), ‎óleos (ex. óleo mineral). Água e álcool (etílico e isopropílico) podem também serem ‎usados como veículos. Em pomadas óticas, a vaselina, o gel de petrolato/polietileno ‎‎(Unigel®) são normalmente empregados como excipientes. Para insuflações emprega-‎se como excipiente o talco, a lactose ou o ácido bórico.

O pH normal do conduto auditivo está geralmente compreendido entre pH 6 a 7,8. ‎Portanto, é menos ácido que o pH geral da pele (pH 5,3-5,8), o que pode favorecer a ‎colonização bacteriana e o desenvolvimento de otites. Portanto, ‎preparações otológicas devem apresentar preferencialmente pH ácido, ‎os microorganismos proliferam mais facilmente em meio alcalino.

Procedimento para preparo de soluções otológicas: pesar ou medir cada ingrediente da formulação.‎ Dissolver os ingredientes em cerca de ¾ da quantidade de veículo e misturar bem. Adicionar o veículo em em quantidade suficiente para ajustar o volume final e misturar ‎bem.

Procedimento para preparo de suspensões otológicas: pesar ou medir cada um dos ingredientes.‎ Dissolver ou misturar os ingredientes em cerca de ¾ da quantidade de veículo e ‎misturar bem.‎ Adicionar o veículo em quantidade suficiente para ajustar o volume final e misturar ‎bem.‎Tomar uma amostra da suspensão e determinar o pH e outros parâmetros de controle ‎de qualidade. Se necessário, ajustar o pH para o valor apropriado.‎ Envasar em um frasco adequado.

Procedimento para preparo de pomadas otológicas:‎ pesar ou medir cada ingrediente da formulação.‎ Misturar os ingredientes com o veículo (conforme procedimento para preparo de ‎pomadas).‎ Tomar uma amostra da pomada e determinar os parâmetros de controle da qualidade.‎